sábado, 10 de março de 2012

O amor e a loucura

“O mistério do amor”

          O tema sugerido para esse trabalho “o amor e a loucura” é um assunto muito complexo, onde nos leva a pensar sobre muitas coisas e fazermos algumas perguntas. O que é o amor? O que é a loucura? Qual a relação entre a loucura e o amor? Até que ponto a loucura é capaz de agir pelo amor?

          Amor, se perguntarmos a qualquer pessoa sobre o amor, o nome de alguém pode ser a resposta que vamos receber. De acordo com o dicionário Aurélio amor é classificado como um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa. Pode ser que ao perguntarmos a alguém sobre Loucura vamos receber como resposta o nome de alguém assim como no caso do amor, no dicionário loucura é estado ou condição de louco, insanidade mental, e um dos significados de louco é uma pessoa dominada por paixão intensa, apaixonado. Assim não ficaremos surpresos de ouvir o nome de alguém ao falarmos sobre loucura. É muito fácil de notar exemplos de amor, pode ser de um filho pela mãe, de um irmão por outro ou até mesmo de um casal apaixonado preste a se casar. O filme “Um amor para recordar” trás uma frase muito interessante “o amor é como o vento não posso ver mais posso sentir” essa frase mostra de uma forma bem tocante como é o amor. O escritor francês Jean Fontaine escritor da fábula “os melhores contos de loucura” cita em uma de suas fabulas que no amor tudo é um mistério, sim muitos mistérios rodeiam o amor, você fica cego, louco, perdidamente apaixonado, a ponto de defender com unhas e dentes o seu amor para não o perder. Recordemo-nos então do caso Eloá e Lindemberg Alves, um exemplo claro de amor e loucura, dois jovens que se conhecem e começam um relacionamento, começaram esse relacionamento quando ela tinha apenas 12 anos de idade e ele 20 anos, para alguns um erro, pois com 12 anos as crianças deveriam estar brincando e não namorando, mas essa opinião não teria nenhum resultado, pois eles já estavam ligados e apaixonados. O amor trás consigo o ciúme e no caso dos dois também havia ciúmes. O que pode ser considerado o motivo da loucura no amor, ele com ciúmes foi capaz de mantê-la refém por cem horas, e por fim acabar com a vida dela.

           Dessa forma entendemos que o amor é guiado pela loucura, loucura que em alguns casos não tem um final feliz. Como já mencionado, o amor é um mistério, quando estamos apaixonados queremos defender nosso amor de todas as formas, defender de tudo que pode afastá-lo de nós.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário